TDAH
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um quadro psiquiátrico bastante prevalente na população e apesar de limitante, ainda pouco diagnosticado e tratado.
O que é TDAH e quando procurar ajuda?
O TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) é um distúrbio neurobiológico crônico e tem como características a falta de foco na realização de atividades, inquietação e atitudes impulsivas. Dados da comunidade médica apontam que cerca de 3% a 6% da população mundial sofre da patologia, se tornando assim, uma causa comum.
Em todos os casos, os sinais começam a aparecer na infância e podem acompanhar e limitar o indivíduo ao longo da vida caso não sejam diagnosticados e tratados corretamente.

Quais são as causas do TDAH?
Além da predisposição genética, estudos apontam que alterações em neurotransmissores como noradrenalina e dopamina, responsáveis pelas conexões com a região frontal do cérebro, são as principais causas para o início do transtorno.
E, apesar de não comprovados, pesquisas em relação aos fatores ambientais influenciarem no desenvolvimento da patologia estão sendo cada vez mais realizadas.
Dificuldade para manter o foco em tarefas
Não costuma seguir orientações e não conclui tarefas diárias
Se distrai com qualquer coisa externa
Não consegue se organizar com facilidade
Muitas vezes não escuta palavras direcionadas a ele
O tratamento do transtorno, é basicamente feito à base de psicoterapia e prescrição psicoestimulantes, quando e conforme necessário. Em alguns casos, antidepressivos e outros psicotrópicos podem fazer parte do tratamento.
Além disso, em conjunto com os medicamentos, mudança de hábito é um ótimo método. A prática de atividades físicas intensas pode melhorar no tratamento cognitivo, assim como a redução do consumo de açúcar e cafeína!