Transtornos de Sexualidade
Ainda considerados tabus na sociedade, são condições que precisam ser discutidas, identificadas e tratadas de forma ética e respeitosa
O que são transtornos sexuais?
Os transtornos que envolvem a sexualidade são temas pouco falados e evitados em diversos grupos, portanto, a tipologia, causa e tratamentos ainda são desconhecidos pela sociedade em geral.
Eles podem ser divididos, em dois grupos, de maneira geral: Disfunções sexuais e Parafilias.
Apesar de não ser uma patologia e sim uma condição relacionada à vivência da sexualidade, a Incongruência de Gênero costuma estar associada a um alto grau de sofrimento em muitos casos, o que demanda um acompanhamento psiquiátrico especializado.
Disfunções sexuais
são perturbações clínicas na capacidade ou resposta sexual. Podemos citar como exemplos, ejaculação retardada, ejaculação precoce, disfunção erétil, transtorno do orgasmo feminino, entre outros.
Parafilias
são transtornos caracterizados pelo desejo sexual intenso e persistente, cujas as práticas fogem do comum e podem gerar consequências de cunho físico e emocional, tanto ao indivíduo, quanto ao ao parceiro. Podemos citar como exemplo a pedofilia, a zoofilia, sadismo sexual, necrofilia, entre outros.
Incongruência de gênero:
Condição que, graças à conscientização, tem sido amplamente discutida tanto no meio clínico, quanto em sociedade. Se caracteriza pela incompatibilidade entre a identidade de gênero vivenciada pelo indivíduo e o fenótipo ou sexo atribuído ao indivíduo no momento do seu nascimento. Apesar de não se tratar de uma patologia, pode estar associada a um intenso grau de sofrimento, geralmente relacionado ao desconforto com as características corporais, estigma social ou às invalidações ou violências sofridas ao longo da vida. O objetivo do acompanhamento psiquiátrico nesse caso é acolher e cuidar do sofrimento psíquico da pessoa, acompanhar o processo de redesignação sexual e mudanças na vida social e tratar condições psiquiátricas comórbidas quando presentes.
transtornos de sexualidade?
Assim como qualquer outro problema psíquico, é necessário deixar a vergonha de lado e buscar o tratamento adequado. O principal objetivo do tratamento é não só prever soluções, mas também entender as causas, que variam entre cada indivíduo e proporcionar mais qualidade de vida.