Psicogeriatria
O que é psicogeriatria?
A psicogeriatria, também conhecida como psiquiatria geriátrica ou gerontopsiquiatria é uma especialidade da psiquiatria dedicada ao tratamento de doenças mentais na terceira idade. Para o diagnóstico, são levados em consideração os aspectos emocionais e as mudanças cognitivas associadas ao processo de envelhecimento.
Áreas de tratamento:
A atuação do psicogeriatra se dá no tratamento das seguintes doenças:
Demência de Alzheimer
Demência de Alzheimer
O Alzheimer é um tipo de demência que tem como principal sintoma a perda gradual da memória e dificuldades para a realização de tarefas do dia a dia.
Demência de Corpos de Lewy
Demência de Corpos de Lewy
A demência por corpos de Lewy é uma doença degenerativa que compromete as regiões do cérebro responsáveis pela memória, pensamento e o movimento.
Demência Frontotemporal
Demência Frontotemporal
A demência frontotemporal é um conjunto de distúrbios que atingem partes específicas do cérebro, chamados de lobos frontais, provocando alterações de personalidade e de comportamento.
Sintomas Comportamentais nas demências
Sintomas Comportamentais nas demências
Os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência são todas as relações psicológicas e comportamentais que afetam a vida dos portadores de demência.
Comprometimento cognitivo leve
Comprometimento cognitivo leve
O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é o termo usado para descrever a condição clínica transitória em que ocorrem perdas progressivas de uma ou mais funções cognitivas, como por exemplo, a perda de memória relacionada à idade.
Importância do tratamento na psicogeriatria?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está vivendo cada vez mais, representando um crescimento de 16% nos últimos anos. Sendo assim, na medida em que a expectativa de vida aumenta, também cresce o número de pacientes na terceira idade e, consequentemente, de doenças relacionadas à idade avançada.
Sendo assim, o papel da psiquiatria nesta área se dá principalmente pelo acolhimento do paciente e suporte familiar, para que juntos, possam lidar da melhor forma com condições causadas pela idade avançada, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade ao idoso.
Outro ponto a ser discutido é que, enquanto para alguns, alcançar a terceira idade é um momento de vitória, para outros, pode ser um período doloroso ao deparar-se com a proximidade do fim da vida, diminuição do repertório de atividades e perdas de amigos e familiares. Sendo assim, mais do que tratar de doenças psíquicas da idade, como a demência, também é papel do psicogeriatra avaliar e tratar as diferentes causas de sofrimento psíquico, como depressão e ansiedade, que têm sido cada vez mais comum em pessoas com mais de 60 anos.
O tratamento em psicogeriatria
Nesta faixa etária é necessário, além da consulta clínica, alguns exames de imagem e laboratoriais para avaliar a condição clínica de forma ampla, levando em consideração outros problemas de saúde e medicações já usadas para indicar a posologia correta e, ainda, outras formas de tratamento multidisciplinares, como a psicoterapia, atividades terapêuticas e sociais.
A psicogeriatria pode transformar a terceira idade num momento mais prazeroso para todos.