Psicoeducação

Como funciona a psicoeducação?

A psicoeducação é uma abordagem terapêutica que utiliza instrumentos, tanto psicológicos, quanto pedagógicos para ensinar aos pacientes, cuidadores e outras pessoas próximas acerca de uma doença e como lidar com o seu tratamento. 

Destaca-se principalmente nos casos de patologias psiquiátricas mais graves e potencialmente limitantes que podem necessitar de apoio e participação ativa de familiares ou terceiros no acompanhamento do caso. 

Durante o processo de psicoeducação, o paciente, familiares e cuidadores entendem de maneira ampla sobre o funcionamento clínico, cognitivo e comportamental resultando em  mais efetividade no tratamento e adoção de um repertório próprio de estratégias para lidar com o problema. 

Importância da psicoeducação

A abordagem da psicoeducação é essencial para tornar o paciente ativo em seu processo de tratamento, pois insere, em sua didática, as necessidades, medos e possibilidades de cada indivíduo e, também dos familiares e cuidadores envolvidos. 

Sendo assim, gera mais consciência acerca da condição psíquica proporcionando mais compreensão e aderência às indicações prescritas.