Insônia

Escolha dormir melhor e viver melhor

A insônia é um distúrbio caracterizado pela incapacidade de conciliar o sono, seja para iniciar, manter ou até mesmo ter boa qualidade de sono. De acordo com a OMS, a doença afeta mais de 40% da população brasileira  e pode causar danos não só a saúde do indivíduo, mas também a vida social como um todo, uma vez que, uma noite mal dormida gera indisposição, estresse e irritabilidade, podendo inclusive dificultar o controle de outras doenças crônicas. 

A  maioria das pessoas precisa dormir de seis a oito horas por dia, entretanto, esse número varia de acordo com cada pessoa, levando em consideração diversos fatores como idade, doenças pré-existentes e rotina. 

Quais são as causas da insônia?

As causas da insônia são diversas, mas temos entre as mais comuns a ansiedade, a depressão e o estresse, mas também pode estar intrinsecamente ligada à rotina pouco estruturada ou a hábitos alimentares inadequados, alcoolismo ou até ao uso de algumas medicações. 

Além destes, os idosos, por sua vez, apresentam predisposição à insônia por conta do envelhecimento e outros problemas de saúde. Nas mulheres, é muito comum que em alguns períodos da vida, como a gravidez e menopausa também interfiram na qualidade do sono. 

Como tratar a insônia?

O primeiro passo é avaliar a causa da insônia, levando em consideração todos os fatores genéticos, ambientais, psíquicos e sociais avaliando todos os sintomas decorrentes da insônia, como, por exemplo, sonolência durante o dia, cansaço, fadiga, diminuição da atenção e problemas de concentração. 

Feito isso, cabe ao médico especialista indicar o melhor medicamento para a causa base e, se necessário, algum outro medicamento indutor de sono ou então, tratamentos complementares, como a acupuntura. Tudo isso, sempre visando a qualidade de vida e os aspectos individuais de cada paciente.