Comprometimento
Cognitivo Leve

Condição clínica que pode indicar a chegada de outras doenças relacionada à memória e ao envelhecimento

O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é o termo usado para descrever a condição clínica em que ocorrem perdas progressivas de uma ou mais funções cognitivas, como por exemplo, a perda de memória relacionada à idade. 

 

É uma situação transitória, ou seja, que pode marcar o período que o paciente passa de uma cognição normal para a demência. No CCL, o indivíduo apesar da presença de alterações cognitivas consegue manter a rotina e funcionalidade habitual utilizando recursos e estratégias compensatórias, enquanto o paciente com demência enfrenta dificuldades para realizar as tarefas cotidianas conforme sua funcionalidade anterior.

Quais são os sintomas do
Comprometimento Cognitivo Leve?

O principal sintoma relacionado ao comprometimento cognitivo leve é o esquecimento de coisas pontuais e, mesmo quando somado aos outros sintomas, ainda há demora para percepção do problema. 

Podemos citar como exemplo de alerta, situações cotidianas em que o idoso se perde no meio de conversas, demora mais tempo para realizar as atividades de costume ou então, o próprio esquecimento de coisas simples, como uma lista de compras. 

Como tratar o comprometimento cognitivo leve?

O tratamento do CCL envolve o manejo de condições psiquiátricas e clínicas que estão associadas a risco aumentado de evolução para demência, além de mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, rotina de exercícios e atividades físicas e sociais que favorecem a memória e que podem atenuar a doença e a chegada dos sintomas. 

Sendo assim, cada caso é avaliado individualmente e em muitos casos, acompanhado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais.